barco, Conhecimento Náutico

Conheça os 4 mais importantes nós para marinheiros

As funções dos nós para marinheiros são variadas, indo desde a básica de prender o cabo a um objeto até à de unir dois cabos iguais ou diferentes. Como a maioria dos comandos feitos em uma embarcação é manual, é muito importante que o marinheiro tenha o mínimo conhecimento a respeito deles.

Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais sobre os nós para marinheiros, suas funções, quais são os indispensáveis e como fazer cada um deles, o guia de hoje foi feito para você, que quer  entrar ainda mais no mundo náutico. Confira!

Nó de Cunho

Se existe um só nó que você precisa saber, e que sem dúvida usará em 100% das vezes que sair para navegar, é o nó de cunho, que, como o próprio nome sugere, é usado para amarrar o chicote de um cabo a um cunho.

Mesmo sendo conhecido e importante, muitos navegadores iniciantes não o fazem da maneira correta, comumente apenas trançando o cabo sem dar muita atenção. Existe, no entanto, o jeito certo de se fazer o nó, o qual você pode conferir no vídeo abaixo.


Nó Direito

O nó direito é utilizado para unir dois ou mais cabos, e perfeito para unir cabos iguais, tanto em diâmetro quanto em material. Este nó é muito útil para juntar cabos que se romperam ou fazer um cabo maior. Veja como fazê-lo:

Nó de Defensa

O nó de defensa serve para amarrar as defensas do barco. As defensas são “bóias” feitas para proteger o costado da embarcação de contato quando você vai atracar em um píer/trapiche ou em outras embarcações.. Também conhecido como volta do fiel, o nó de defensa é feito assim:

Lais de Guia

Este é, definitivamente, o nó mais famoso e mais usado. Isso não acontece à toa, afinal ele serve como coringa para praticamente qualquer situação, graças à sua resistência e facilidade de desmanche quando necessário. Alguns de seus usos comuns são para prender a corda em âncoras e amarrar o barco em píeres. Veja o lais de guia abaixo.

Fonte: Fsyachts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *