fbpx
Menu

Preparamos uma lista prática com dicas importantes para que você deixe sua lancha, iate ou veleiro zerado para o verão 2020/2021!

manutenção de barco

Aqui está a lista das principais manutenções e revisões para barco, lancha ou veleiro, são elas:

Menu rápido:

1

Fique de olho no seu motor

Já recebi na Catarina Náutica muitos velejadores, marinheiros e proprietários de lanchas que precisaram ser rebocados de volta à marina por alguma falha. Muitas vezes isso pode ser evitado com uma simples revisão do motor ou motores. A inspeção de rotina do seu motor, seja ele externo, unidade de tração de popa ou interno, é vital para um cruzeiro sem problemas .

Verifique o Óleo

Níveis baixos de óleo – ou nenhum óleo – significam problemas mais cedo ou mais tarde. Encha-o sempre que parecer baixo para manter o motor funcionando mais forte por mais tempo. 

Quando trocar o óleo?

Pelo menos uma vez a cada 50-100 horas de operação, você precisa fazer a troca completa do óleo.​

Manual

Sempre consulte o seu manual para saber que tipo de óleo usar e com que frequência deve trocá-lo.​

Feito isso acima

E com a carenagem do motor já desligada, nunca é demais:

  • Verificar se há vazamentos de combustível ou óleo. Se algo parecer suspeito, entre em contato com a oficina local de conserto de barcos ou ligue para o fabricante do motor para obter recomendações.
  • Lubrifique todas as partes móveis com um anticorrosivo.
  • Inspecione todas as linhas e mangueiras quanto a desgaste.
  • Verifique se há corrosão nas braçadeiras e nas linhas de combustível.

Além disso, o motor de popa deve estar bem preso à base. O uso constante durante a temporada pode afrouxar o hardware e desalinhar o motor de popa. Verifique se todos os parafusos estão seguros e aperte conforme necessário.

Manutenções e revisões para barco, lancha ou veleiro

Produtos que podem ser de seu interesse

A Loja On-line da Catarina Náutica oferece uma variedade enorme, temos óleo para motor de popa, motor diesel, além de fluido para radiador.
Temos os produtos à pronta entrega. 
Enviamos para todo o Brasil!

2

Lave o motor após cada saída.​

Quer você navegue em água salgada ou doce, lavar o motor com água doce deve ser feito após cada saída, esta talvez seja a parte mais importante de seu barco, não ignore.

Lavar o motor significa

Evitar que os cristais e depósitos de sal danifiquem os componentes internos (em aplicações de água salgada) e se livrem de sujeira, areia ou outra sujeira (depois de funcionar em água doce). 

Motores modernos

A maioria dos motores de popa modernos possui sistemas de descarga de água doce integrados e o processo é muito simples. Apenas certifique-se de consultar seu manual de operação para o procedimento adequado.

Sistema de descarga manual

Se você não tem um sistema de descarga em seu motor de popa, é hora de usar a velha escola com lavadores a motor. Geralmente são chamados de “orelhão”. Para usar, conecte o sistema a uma mangueira de jardim, cubra as entradas de água com os protetores de ouvido e abra a torneira. Certifique-se de que haja água corrente suficiente para o motor de popa funcionar antes de virá-lo. Deixe funcionar por pelo menos cinco minutos para garantir enxágue suficiente.

Manutenções e revisões para barco, lancha ou veleiro

Produtos que podem ser de seu interesse

A Loja On-line da Catarina Náutica oferece uma variedade enorme, temos óleo para motor de popa, motor diesel, além de fluido para radiador.
Temos os produtos à pronta entrega. 
Enviamos para todo o Brasil!

  • All
  • Atracação e Ancoragem
  • Cunhos e Ferragens
3

Revise e esteja em dia com o kit de sinalização (pirotécnicos)

Uma das grandes dúvidas que a gente recebe na Catarina: quantos e quais pirotécnicos preciso ter na minha embarcação?

Segundo a Norma 03 da Marinha do Brasil, a dotação de artefatos pirotécnicos se dá pela modalidade de navegação e não pelo tamanho do seu barco. Muitos clientes acreditam que depende do tamanho do barco para saber a quantidade de pirotécnicos. Está errado! É pelo tipo de navegação.

Navegação costeira

A Marinha do Brasil exige;

– Dois foguetes manuais de estrela vermelha com paraquedas.

– Dois fachos manuais luz vermelha.

– Dois sinais fumígenos flutuantes laranja.

Navegação Oceânica

A Marinha do Brasil exige;

– Quatro foguetes manuais de estrela vermelha com paraquedas

– Quatro fachos manuais luz vermelha

– Quatro sinais fumígenos flutuantes laranja.

Navegação de interior

A Marinha do Brasil exige apenas para embarcações de grande porte, 1 facho manual luz vermelha.

Também esteja atendo à validade dos sinalizadores. Eles geralmente duram de 3 à 4 anos de acordo com o fabricante.
Aqui na Catarina Náutica, trabalhamos somente com a marca Indios Pirotecnia. Excelente produto, boa qualidade e durabilidade!

Produtos que podem ser de seu interesse

A Loja On-line da Catarina Náutica oferece uma variedade enorme de sinalizadores e pirotecnia exigidos pela Marinha. Também oferece produtos para segurança, salvatagem.
Produtos à pronta entrega. 
Envio para todo o Brasil!

4

Dê uma geral na limpeza: costado, convés e casa de máquinas.

Aqui é preciso que você coloque a mão na massa e use produtos que possam de fato tirar a maresia, o amarelado, e proteger a embarcação.

Tanto velejadores, como marinheiros e capitães possuem experiência e sabem melhor do que ninguém da importância de manter o barco limpo para que possa ter uma boa navegada e passeio.

Para limpeza de costado

o LIMPA COSTADO da Nautispecial tira bem o amarelado da linha d’agua e dá uma boa revitalizada na pintura.

Para limpeza geral da lancha

o LAVA LANCHA COM CERAL DE CARNAUBA é um excelente shampoo náutico e ainda dá brilho com a cera.

A casa de máquinas

Exige um limpeza pesada, portanto o LIMPA PORÃO é um bom produto também e deve ser usado com luva e proteção, pois é bem forte.

Barco fechado por muito tempo?
Se o seu barco fica muitas vezes fechado por muito tempo, o mofo e bolor é comum nos estofados. Utilize produtos que possam te ajudar a remover o bolor/mofo, mas principalmente proteger para que não tenha mais por um bom tempo. O LIMPA BOLOR é um excelente produto para poder tirar aquele cheiro desagradável e depois utilizado o LIMPA ESTOFADO para proteger

Produtos que podem ser de seu interesse

A Loja On-line da Catarina Náutica oferece uma variedade de produtos para proteção e limpeza de barco, limpeza de lancha e limpeza de veleiro.
Produtos à pronta entrega. 
Envio para todo o Brasil!

5

Pintura Antiincrustante: agende, contrate e pinte o fundo do barco senão as cracas devoram!​

A regra é clara, como diria Arnaldo! Barco que fica em vaga molhada (no píer), precisa de proteção antiincrustante. 

Seja em água salgado, doce, salobra, mar aberto ou fechado, os organismos vivos da água precisam de uma superfície para a proliferação. 

Geralmente a primeira coisa que aparece no casco do seu barco perto da linha d’água é o limo. Depois do limo, pequenos crustáceos – as famosas cracas – começam a fixar e proliferar ali. O que evita que isso aconteça é outro famoso bordão: tinta envenenada

Quem precisa

Barco que fica em vaga molhada (no píer)

TInta Especial "Envenenada"

A tinta antiincrustante ou envenenada que tanto chamam, nada mais é do que uma tinta especial, rica em componentes químicos que irão eliminar as cracas. Essas tintas são solúveis e de auto sacrifício. Com o atrito com a água e a própria navegação, elas vão liberando os biocidas e literalmente se desgastando para que os organismos como as cracas não grudem no seu casco.

Sugestão Catarina Náutica

Anti-Incrustante da International. Produto a pronta entrega na loja. Enviamos para todo o Brasil.

Produtos que podem ser de seu interesse

A Loja On-line da Catarina Náutica oferece uma variedade de produtos. Anti-Incrustante da International é indicado.

Produtos à pronta entrega. 
Envio para todo o Brasil!

6

Inspecione a vedação externa do barco! Gaiutas, vigias, vedações em geral podem apresentar problemas com o tempo.

A água é ingrata. Ela passa por qualquer veio, fresta, buraquinho do barco. Se você não cola e veda muito bem as suas gaiutas, vigiais e áreas externas, pode esperar: uma gota de água chegará dentro do seu barco! Para cada tipo de colagem/vedação, existe um adesivo poliuretano monocomponente, especial e que irá garantir uma boa aderência de substratos.

Aqui vai meu resumo:

Vedações externas de fibra

Sikaflex 295 UV branco ou preto, tem excelente adesivação e durabilidade. Utilize-os para vedação de peças do barco, união de emendas, colagem de vidros orgânicos (acrílico), etc. Possui proteção UV e chega a durar mais de 1 ano no barco.

sikaflex 291 aplicação

Vedações internas

O Sikaflex 291 branco ou preto cola e veda madeira, aço, madeira, alumínio, etc. Use à vontade em tudo que você precisar vedar e colar.

Silicone Náutico

Os produtos Sikasil IN Branco, Preto e Transparente da Sika são excelentes para vedação, possuem boa elasticidade e um grande poder fungicida. Você pode usar na vedação de parte da cozinha, da casa de máquinas, nos camarotes, etc.

Produtos que podem ser de seu interesse

A Loja On-line da Catarina Náutica oferece Sikaflex 295 UV branco ou preto, Sikaflex 291 branco ou preto e Sikasil IN branco, preto e transparente.

Produtos à pronta entrega. 
Envio para todo o Brasil!

7

Revise os cabos de velame ou de atracação.

Cabos de atracação são importantes para todos os tipos de barco. São eles que irão garantir a segurança da atracação e precisam ser resistentes. Geralmente de nylon seda ou polipropileno, são cabos de 3 pernas torcidas e o que mais tem procura é na cor preta. Aqui na Catarina temos 4 tamanhos: de 14mm, 18mm, 22mm e 30mm.

Já os cabos para veleiros, são sempre cabos com almo, pré-estirados e 100% poliéster. Eles precisam segurar o peso das velas de todo o barco e possuir grande resistência ao peso. Saem de todos os tamanhos e cores: de 4mm à 16mm, para várias partes da vela.

Na Catarina Náutica você encontra 3 marcas de cabo à pronta entrega! Envio para todo o Brasil.

CSL - Cordoaria São Leopoldo

BOM TEMPO

CLASSE BR

8

Crie sua própria lista de manutenção do barco

Uma lista de manutenção de rotina do barco pode ser infinita. No entanto, acho importante fazer uma inspeção simples quando você embarcar pela primeira vez, verificando se tudo está funcionando bem.

LUZES e trilhos

Todas as luzes de estão funcionando – se não, substitua-as. Todos os trilhos estão seguros – se não estiverem, conserte-os.

Revise também

Correntes, cabos e âncoras se estão em bom estado.

Salvatagem

As boias e coletes de saltavagem estão em dia e à mão para qualquer emergência.

Não negligencie as pequenas peculiaridades e detalhes! Fique de olho em cada centímetro do seu barco e nunca será pego de surpresa na água. Fazer manutenção regular e detalhada em seu barco garante longevidade e valor. Isso também significa que você está tendo precaução e segurança não apenas para você e seus convidados, mas também para outros velejadores e navegadores que dividem a água com você.

Você sabe melhor do que ninguém quais equipamentos e recursos que o seu barco possui, sabe o que é importante para você e o que precisa de atenção. Quem poderia conhecer um barco melhor do que seu dono? Crie sua própria lista de manutenção diária e siga sempre que pisar a bordo.

Bons ventos!

Roberto Deschamps Itajaí Catarina

Precisando de um atendimento especializado comigo?

fechar
Comece a digitar para ver os produtos que você está procurando.
  • Menu
  • Categorias

Carrinho de compras

fechar
Role para cima